A Minha (primeira) Exposição de Arte - Creative Frog

segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Minha (primeira) Exposição de Arte

 Quando expomos o nosso próprio trabalho, ao inicio é um pouco surreal. Tive uma pequena oportunidade e quis aproveitá-la, agora com a esperança de que mais tarde ou mais cedo me abra mais portas.
 


 Como referi no ultimo post de favoritos, em que partilhei um pequeno resumo desta minha exposição, desta vez estou aqui com o objectivo de vos falar um pouco mais desta experiência e mostrar mais ao detalhe os meus trabalhos. 

 Para vos dizer a verdade eu nunca fui aquela criança e adolescente de estar constantemente a desenhar ou a fazer trabalhos manuais. Uma vez ou outra dava-me vontade e lá pegava no lápis e na borracha e tentava criar algo. Foi no secundário que descobri mais sobre este gosto, por ter escolhido a área de Artes Visuais, e gostava mais das disciplinas práticas haver com artes manuais e desenho do que das restantes. Entretanto acabei o secundário e mesmo assim não ocupava todo o meu tempo a desenhar, mas ao longo dos anos e devagar fui desenvolvendo um gostinho maior por Arts and Crafts e acabei por aprender por mim própria a fazer Dream Catchers. Dai surgiu o gosto de criar mais e para as outras pessoas, porque as reacções faziam-me sentir bem. À pouco tempo é que descobri o gosto que tenho por desenhar Mandalas, embora sempre me tenha intrigado todo o processo de pegar num lápis ou caneta e desenhar um pouco de tudo. 
 No entanto estas duas últimas matérias chamam-me mais a atenção e é ai que eu brilho, porque além de ter mais prática, suscitam-me sentimentos confortáveis ao criar. Todo o processo, do zero ao produto final, fascina-me ver como comecei e como acabei por ter algo bastante agradável, pelo menos aos meus olhos. 
 Todo o equilíbrio que existe numa Mandala, ou mesmo na teia de um Dream Catcher, todas as linhas e formas têm um propósito. E no fim dão a sensação de algo fluido e positivo. E o meu objectivo como artista é criar estas peças, estes sentimentos e partilhar com outras pessoas. Faz sentido? Para mim faz!

 Isto tudo para vos dizer que, nem sempre fui uma artista do quotidiano, e ainda não o sou. Ainda não desenho todos os dias até porque tenho mais interesses e pequenos hobbies de que gosto, como jogar ou ver séries, e não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, não é assim? Posso também vos dizer que sou uma verdadeira artista a procrastinar e ficar preguiçosa. E isso nunca me ajudou a chegar aos meus objectivos, como o de praticar mais a arte de desenhar. É uma luta constante, devo dizer, mas aos poucos chego lá. 
 Indo um pouco ao bom cliché, se vocês desejam fazer algo de que gostam, porque não tentar? Além de eu não ser uma artista profissional, descobri que é isto que eu gosto de fazer. Arte. E de levar a minha Arte ás pessoas. E acreditem, onde eu vivo é das coisas mais difíceis de se conseguir, porque além de sermos uma ilha pequena e reservada, grande parte das pessoas daqui não têm a mente tão aberta, não se interessam por este tipo de coisa, simplesmente não querem saber. Mesmo assim eu continuo a tentar mostrar o meu trabalho por aqui e mais além. Se vocês querem concretizar algo, simplesmente tentem. E por mais que pareça que não conseguem ou que não têm apoio, não desistam. Porque o vosso trabalho tem valor pela dedicação e esforço que vocês dão e não pela opinião dos outros. 

 E à pouco tempo, quando eu estava um pouco parada, surgiu-me a oportunidade de expor o meu trabalho num pequeno restaurante cá da ilha. Tive um pouco de ajuda, porque tenho uma amiga que trabalha lá e explicou-me que o restaurante dava a oportunidade a pequenos e desconhecidos artistas de exporem lá os seus trabalhos e os clientes, principalmente turistas, que é o que nos vale, se interessados podiam comprar as nossas peças. E disse-me que eu podia experimentar. E dai foi meter mãos à obra! Com algumas coisas pelo meio, passei alguns dias a trabalhar nos meus Dream Catchers e Mandalas, tentando esforçar-me para ser original e positiva. 



 Por fim levei todos os meus trabalhos ao restaurante, e decidimos como e onde iam ficar. E quando vi as minhas peças todas expostas na parede, num sitio público, senti-me orgulhosa. Não acontece todos os dias. Ver o resumo do meu trabalho e esforço num único sitio e saber que mesmo que não venda tudo, as pessoas vão ver e talvez apreciar aquilo que eu criei, é uma sensação muito boa!
 Dias depois, recebi uma chamada a dizer que tinham comprado uma das peças, e eu fiquei ainda mais orgulhosa e contente. Não sei explicar bem, é como se ficássemos com aquele bichinho, não por dinheiro, mas por criar mais e chegar a mais gente. Por gostarem daquilo que criamos, por quererem aquilo que criamos... é uma sensação de conquista enorme. 


 Os meus trabalhos ainda estão em exposição neste restaurante que é o Captain's Table D' Angra, um restaurante recente, super chill, com bom ambiente, boa decoração, cheio de Arte (incluindo a minha), boa música e boa gente. Além de pequeno é bastante cozy, e a comida é divina. E para quem não sabe, é dos únicos sítios da ilha que oferece diversidade no tipo de cozinha, com comida de influencia francesa, turca e irlandesa. E é também dos únicos sítios senão o único que permite a entrada a cães, desde que com treta e bem ensinados e limpos. Esta questão gera polémica e receio entre muita gente mas para mim não tem problema nenhum. Faz-nos sentir em casa. E o Micha, que é o cãozinho de serviço, dos donos, também eles excelentes pessoas e de nacionalidade turca, é super fofo e bem ensinado. Sempre que vou lá, a primeira coisa que faço e dar festas ao Micha. 
 Portanto, pessoal da ilha, ou pessoal que quer visitar a ilha, sugiro muito que visitem este restaurante e desfrutem de todos estes pontos positivos, e apreciem também os meus trabalhos assim como os de outros artistas que por lá passam.


 Quanto aos trabalhos, fiz 3 DreamCatchers e 3 Mandalas. Tudo o que eu faço, é hand/homemade. Crio tudo no meu quarto, com materiais simples, que eu compro. 

"Ocean Mandala" 
20x20 Acrílico e Marcador Permanente Preto Faber-Castell M em Canvas

 Esta foi das mais tricky de criar. Surgiram vários problemas e por momentos pensei em deixar esta tela de parte e criar algo novo. Mas consegui dar a volta e foi a que teve melhores reacções! 
 E foi a primeira a ser vendida, para a Suiça!



"Flow" 
Caneca Artline 'Drawing System' 0.4 Preta em papel branco / Moldura branca

 Simplicidade é algo que adoro e gosto muito da ideia de criar mandalas ou mesmo desenhos e emoldura-los de forma simples. Além de dar um ar mais requintado, há um contraste entre o preto e o branco muito apelativo. 


"Leafs" 
Caneca Artline 'Drawing System' 0.4 Preta em papel branco / Moldura branca

 Dá para perceber que esta é mesmo pequena? (Não me lembro dos tamanhos ao certo, esqueci-me de anotar. ups!) Achei que fosse ficar interessante uma mandala mais pequena porém sofisticada.



"Galaxy"
Feito com arame, lã, cetim e missangas random.

 Este Dream Catcher foi um dos meus favoritos de criar. Tem toda uma vibe witchy mas faz-me lembrar a galáxia com as suas cores e formas. 







"Peaceful Catcher"
Feito com arame, lã e penas sintéticas.

 Outra peça tricky! Assim como a primeira Mandala, tive quase a desistir deste Dream Catcher, porque foi a primeira vez que fiz aquela forma de símbolo da paz e foi bastante difícil. Mesmo assim não ficou bem como queria, mas como produto final acho que está aceitável.











"Silver DreamCatcher"
Feito com lã, penas sintéticas e uma pulseira velha.

 Este é um Dream Catcher mais pequeno, que também pode servir para decoração em carros. Gosto de fazer vários tamanhos para todos os gostos.
 Esta pulseira, que a minha mãe encontrou no meio de tralha, foi um verdadeiro achado porque assim que a vi pensei que fosse dar um bom Dream Catcher! E diferente. Tanto que só tinha mais uma e já mostraram interessante na sua aquisição.













"Colorful Compass"
40x40 Acrílico e Marcador Permanente Preto Faber-Castell M em Canvas

No inicio levei apenas 6 peças para exposição mas como a primeira Tela, ou Canvas, foi vendida, fiz mais uma para o lugar da "Ocean". Sempre que alguém adquirir um trabalho meu, posso voltar a fazer outro e expor no lugar desse.
 E esta Mandala, foi das que me deu mais gozo criar e é das minhas favoritas! É das maiores que já fiz. No inicio quando comecei pelo acrílico não estava muito segura de como ia ficar, mas quando comecei a desenhar a Mandala soube que ia ficar algo especial. E foi uma surpresa para mim quando comecei a criar linhas e formas e acabaram por resultar muito bem em conjunto.




 E foram estas as peças que surgiram da minha mente e espirito, e que decidi levar a público. Não querendo ser muito wannabe, estas são formas de Arte que me fazem relaxar, ser criativa e me mantêm inspirada e motivada. É uma forma de me manter equilibrada e entrar em modo zen. E por isso gosto tanto de Arte, e de tudo o que a envolve. De todo o processo e sentimento, próprio e para com os outros. E esta sou eu, a mostrar-me em papel ou tela, ou em teias e fios.

 Vou continuar a criar mais peças e a desenhar mais pois quero praticar a parte de desenho e ganhar um estilo próprio. E vou continuar a sonhar e a torcer por nós, artistas dos sete ofícios, que queremos mostrar que conseguimos e que podemos ser alguém pela arte, pelo ser e pelo sentimento.

 Quero agradecer ao Captain's Table pela oportunidade e a todos os que têm uma peça minha ou que simplesmente me entendem e apreciam o meu trabalho e as minhas ideias. 
 Para os interessados nos meus trabalhos (pessoal da ilha), entrem em contacto comigo. Expandir o meu trabalho e ter mais pessoas interessadas ajuda muito, acreditem. Se querem ver mais peças minhas ao pormenor, podem me seguir nas redes sociais onde publico os meus trabalhos com mais detalhe, na minha página do facebook, e no meu instagram

 Espero muito que tenham gostado deste post e que tenham gostado da ideia de conhecerem um pouco aquilo que eu faço. Se gostaram de alguma das peças ou se se identificaram com este post digam-me o que acham nos comentários, pois eu ia gostar muito!

Beijinhos!

*Por favor, não copiem estas fotos dos meus trabalhos, e caso o façam, falem primeiro comigo, peçam autorização e identifiquem-me devidamente!

4 comentários:

  1. Muitos Parabéns!! São trabalho muito bonitos!!!

    Quando voltar ai, tenho de conhecer esse restaurante :-)

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito dos teus trabalhinhos! Parabéns pela exposição e para além disso a compra de uma das tuas peças :D espero que te tenha servido de motivação para continuares a criar ^^

    Miss Deblogger | missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar